Recém-nascido: cuidados importantes



A chegada dos pequenos, principalmente para os pais de primeira viagem, apesar de muito gratificante é também bastante turbulenta. Muitas mães ficam na dúvida de como devem amamentar, dar banho, cuidar das cólicas, das assaduras, entre atividades cotidianas. Para auxiliá-las, preparamos uma matéria especial de cuidados com recém-nascidos. Confira!

Como devo amamentar meu filho?

O aconselhável é que até os seis meses de idade o bebê seja alimentado somente com o leite materno – pois ele contém todos os ingredientes necessários para deixar seu pequeno saudável. Não existe um intervalo correto entre as mamadas, eles podem ser de duas horas e meia a até quatro horas. O leite é formado por 90% de água, por isso é importante tomar bastante líquido.

Qual o tempo correto que eles devem dormir?

É normal eles dormirem até 90% do dia. Geralmente só acordam para mamar. Por isso, não fique preocupada! Em torno dos seis meses, o período do sono fica normalizado. É importante que nos primeiros 40 dias de vida, o pequeno durma no quarto do casal, para evitar qualquer problema. Durante o tempo em que ele estiver dormindo, mantenha o quarto bem iluminado e silencioso.

Devo inserir a chupeta na rotina?

A chupeta é uma excelente aliada para ajudar o bebê a se acalmar. No entanto, algumas crianças sentem ânsia e não gostam do item. Se o bebê rejeitar, a melhor decisão é não insistir.

Qual a maneira correta de dar banho?

Lave primeiro a cabeça e o tronco, com sabonete neutro. Use uma toalha felpuda para enxugar e uma fralda para limpar os ouvidos (nesta idade não deve se usar cotonete, pois ele pode ferir o canal auditivo). Nas meninas, a higiene dos grandes lábios deve ser realizada sempre. O sentido deve ser de trás para a frente com o objetivo de evitar que a região vaginal seja contaminada com bactérias anais.

Como devo realizar a higiene bucal?

Encha meio copo de água e coloque uma colher de bicarbonato de sódio. Misture bem e use a solução para limpar as gengivas do pequeno com algodão. Isso fará com que o pH da boca fique equilibrado e evitará a proliferação de fungos.

Como sei que meu recém-nascido está com cólica?

Se o bebê estiver em um local com temperatura agradável, de fraldas limpas e bem alimentado, mas mesmo assim chorar desesperadamente, é muito provável que esteja com cólica. Para aliviar a dor, bolsas de água quente e massagens na região abdominal são essenciais. Se mesmo assim, não obtiver resultado, um pediatra de sua confiança deve ser consultado para indicar uma medicação.

Como descobrir o refluxo?

É importante que a criança esteja acomodada de uma forma confortável no momento da amamentação e que seja colocada para arrotar por volta de 10 minutos.

Qual a melhor forma de prevenir assaduras?

Para evitar esse problema que incomoda tanto os bebês, é importante sempre enxugar muito bem os órgãos genitais após o banho e nas trocas de fraldas e passar pomada para assaduras.

O talco não é recomendado por ressecar muito a pele das crianças.


Posso passear com meu filho nas primeiras semanas?

A criança deve ter tomado todas as primeiras doses das vacinas antes de frequentar locais públicos.



Agora que você já tirou suas dúvidas de como cuidar corretamente do seu recém-nascido, que tal compartilhar com os amigos que também são papais de primeira viagem?
Recém-nascido: cuidados importantes Recém-nascido: cuidados importantes Reviewed by fraldasmais on 13:53:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.