Gravidez: o corpo da mulher muda após o parto?



A gestação provoca muitas mudanças no corpo da mulher: ganho de peso, estrias, celulites, entre outras. Mas tudo tem um tempo determinado! Após o parto, novas alterações ocorrem e a estrutura física da mais nova mamãe costuma aos poucos retornar a sua forma original.

O peso extra adquirido durante a gestação pode demorar um pouco para ser eliminado, já que o processo de ganho levou em torno de nove meses. Após seis semanas do nascimento do bebê, as mulheres passam por uma consulta pós-parto com o ginecologista, que irá fazer todos os exames necessários para verificar se o organismo está se recuperando como deve.

É preciso que as novas mamães fiquem atentas a postura na hora de carregar o bebê e amamentar para que não fiquem corcundas ou desenvolvam problemas nas costas. Manter o abdômen contraído colabora para reduzir a barriga e também manter a postura adequada.  

A prática de exercícios físicos e alongamento durante pelo menos três vezes por semana auxilia os músculos a se fortalecerem e voltarem a ter a mesma capacidade de antes da gestação.

Ao término do período de amamentação, os seios retornam ao tamanho e formato normal. No entanto, pode ser que eles percam um pouco da firmeza. O ideal é manter uma alimentação saudável e tentar praticar atividades como natação para fortalecer os músculos da região peitoral e consequentemente melhorar a aparência deste órgão.

Os pés podem ficar maiores, em torno de um número a mais e os sapatos ficarão mais justos.

As manchas no rosto, típicas da gestação, costumam desaparecer alguns meses após o parto. A mesma coisa acontece com uma linha vertical que surge na barriga de algumas mulheres. Ela clareia ao longo de ano. Já as estrias não desaparecem totalmente e é preciso tomar muito cuidado na escolha do tratamento para amenizá-las.

A oleosidade da pele e cabelo adquirida durante a gestação também se normaliza.  É comum que cerca de três meses após o parto, o cabelo comece a cair bastante, mas desde que não haja falhas no couro cabeludo e a queda se normalize após seis meses, não existe motivo para se desesperar. Por causa das mudanças hormonais, os cabelos novos podem nascer diferentes, mais lisos ou ondulados.


E você, notou diferenças no seu corpo após o parto? Compartilhe com a gente nos comentários!
Gravidez: o corpo da mulher muda após o parto? Gravidez: o corpo da mulher muda após o parto? Reviewed by fraldasmais on 03:40:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.