Pneumonia em crianças



Se seu filho está resfriado, mas não melhora nunca, mesmo após 15 dias, fique atento! O problema pode ser uma infecção nos pulmões, popularmente conhecida como pneumonia. Quer saber mais sobre essa doença? Confira a matéria especial sobre o assunto.

Como diagnosticar?

Existem dois tipos de pneumonia: viral e bacteriana. A viral começa como um resfriado comum e piora aos poucos. A febre acima de 38,5 graus, tosse e respiração curta são os principais sintomas que a criança pode apresentar.

Já os sintomas da bacteriana aparecem repentinamente: febre alta, acima de 39 graus, tosse e respiração ofegante. A perda de apetite, cansaço e falta de energia também são sinais de alerta da pneumonia, principalmente se mesmo após a febre controlada a criança ainda continuar desanimada.

A análise de um profissional é fundamental para diagnosticar a doença. O médico vai auscultar os pulmões do pequeno com o estetoscópio. Em caso de pneumonia, sons anormais surgem na respiração. Para confirmar a suspeita é realizado um Raio-X do tórax. Outros exames hemograma, coletas de amostra do nariz também podem ser solicitados pelo doutor para identificar se a causa é viral ou bacteriana.

Também existe a pneumonia atípica, que pode aparecer sem tosse, com tosse sem catarro e até mesmo sem febre. Neste caso, o problema costuma ser causado por bactérias ou vírus incomuns, conhecidas como clamídia ou micoplasma. A melhora demora mais para acontecer se for este o quadro.

Algumas crianças também podem reclamar de dor na barriga quando estão com pneumonia, o que pode até fazer os pais desconfiarem de apendicite.
Sempre que a criança apresentar febre ou mal-estar por mais de dois dias, procure um especialista.
  
Qual é o tratamento?

O tratamento vai depender do tipo de pneumonia, do estado geral da criança e da idade dela. A pneumonia viral, não responde a antibióticos. O tratamento, deve ser repouso, ingestão de líquidos e remédios para a febre.

Caso a criança esteja muito fraca, os médicos podem preferir que ela fique no hospital, onde receberá líquidos pela veia e poderá respirar com a ajuda de uma máscara com oxigênio. Existem também tratamentos de fisioterapia respiratória que podem ser benéficos. 

Em caso de pneumonia é causada por bactéria, o pequeno precisa tomar antibióticos. Dependendo da gravidade, os antibióticos podem ser dados em casa, por via oral, ou no hospital, pela veia.

Como evitar a pneumonia?

Mantenha a vacinação em dia.  Existe também uma imunização específica contra pneumonias provocadas pela bactéria pneumococo, que são aplicadas gratuitamente.

Lave as mãos com frequência. Esse hábito ajuda a evitar a disseminação dos agentes causadores da doença. 

Não a criança a fumaça de cigarro. Estudos comprovaram que crianças que convivem diariamente com fumantes e fumaça do cigarro adoecem com mais frequência e são mais suscetíveis a doenças como pneumonia.


Agora que você já sabe como prevenir a pneumonia em crianças. Que tal compartilhar com os amigos?
Pneumonia em crianças Pneumonia em crianças Reviewed by fraldasmais on 13:21:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.