Crianças que caminham com os pés para dentro



Crianças que caminham com a frente dos pés para dentro é o motivo de muitos pais procurarem por um ortopedista. Mas você sabe qual a causa do problema e qual o tratamento adequado? Confira a seguir uma matéria especial sobre o assunto.

Como detectar o problema?

Em geral, a marcha com os pés para dentro é mais comum em meninas, mas em alguns casos também pode acometer os meninos. É muito comum que as crianças que andam com os pés para dentro sentem na posição de um “W”, ou seja, sobre os pés enquanto brincam. Elas também costumam tropeçar e cair com frequência, devido à batida de um pé com o outro durante os passos.

Apesar de andarem com os pés para dentro, normalmente os pequenos tem o formato do membro normal, não possuem dores nas articulações, não mancam e usam os calçados sem nenhuma restrição.

Ao notar qualquer anomalia, é necessário procurar um ortopedista para que ele realize uma avaliação física completa e identifique qual o local exato do membro inferior (composto pela coxa, perna e pé) responsável pelo problema.

Na maioria das vezes, o responsável pelos pés virados é o fêmur (um osso da coxa) – que apresenta uma deformidade em torção interna. A torção interna femoral, geralmente é um déficit que vem de nascença.  

Qual o tratamento?

Por não se tratar de um problema ortopédico grave, o problema melhora com o tempo e o crescimento da criança.

O uso de aparelhos noturnos, faixas elásticas anti-rotatórias, twister cable, palmilhas, fisioterapia, gessos sucessivos, órteses noturnas, não promovem nenhuma melhora.

É aconselhável incentivar o pequeno a sentar na posição de índio ao invés da de “W”.

O especialista só indicará um tratamento específico caso exista um exagero na rotação interna femoral e dor no quadril.

Agora que você já sabe o que causa os passos com o pé para dentro, que tal compartilhar com outros pais?

Crianças que caminham com os pés para dentro Crianças que caminham com os pés para dentro Reviewed by fraldasmais on 14:21:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.