Tempo seco: quais os cuidados com as crianças?



Você sabia que o tempo seco pode provocar reações como ardência e ressecamento da boca, nariz e olhos das crianças, além de doenças respiratórias? Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post e confira.

Quais cuidados tomar?

Alguns cuidados são muito importantes para minimizar os efeitos do tempo seco ou até mesmo prevenir as doenças causadas por ele. O mais importante deles é a hidratação dos pequenos. É extremamente importante que eles ingiram bastante líquido diariamente: água, sucos, água de coco e chás.

Manter uma alimentação saudável também é essencial. Insira nas refeições das crianças frutas com muito líquido, um bom exemplo é o melão e a melancia. No cardápio não pode faltar ainda os alimentos ricos em vitamina C para ajudar a reduzir as crises de rinite. Não se esqueça das verduras e legumes. Pode abusar!

Muito cuidado com frituras e alimentos industrializados como salgadinhos, refrigerantes, entre outros.

Se o bebê ainda se alimentar de leite materno, oferecê-lo com mais frequência é aconselhável. No entanto, o ideal é consultar o pediatra antes de fazer qualquer alteração na alimentação dos pequenos.  

Outra dica é colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações com soro para aliviar o incômodo respiratório. Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local.

Dentro de casa, é essencial retirar o acúmulo de poeira do chão e dos móveis com um pano úmido ou aspirador. Desta maneira, as crises de alergia serão reduzidas. Além disso, os ambientes devem estar sempre arejados: abra as janelas, coloque umidificadores, toalhas molhadas ou baldes de água (sempre longe do alcance das crianças).

pele dos pequenos também precisa de atenção redobrada neste período. Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e verifique com o médico pediatra se pode utilizar algum creme hidratante.

Dê preferência para a prática de atividades ao ar livre após as 16h, horário em que o sol fica menos agressivo e o ar menos seco. 

Quando é preciso levar a criança ao médico?

Se a criança estiver tossindo, com falta de ar e febre, é o momento de levá-la ao médico. O ressecamento das vias aéreas pode causar alergias, asma e muitos outros problemas. 

E você, o que faz para evitar o efeito do tempo seco na saúde das crianças?
Tempo seco: quais os cuidados com as crianças? Tempo seco: quais os cuidados com as crianças? Reviewed by fraldasmais on 14:46:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.