Estrabismo em crianças: como identificar?




O estrabismo nem sempre é evidente, em algumas crianças o diagnóstico pode ser muito difícil. Alguns sintomas podem ajudar a identificar e corrigir o problema com mais rapidez. Quer saber quais são? Continue a leitura deste post e confira!

Existem diferentes estrabismos?
A maioria das pessoas tem o conceito de que estrábicas são apenas as crianças que possuem um ou dois olhos na direção do nariz. No entanto, também são consideradas estrábicas aquelas que apresentam desvios em diferentes ângulos, como quando os olhos ficam mais para cima ou para baixo, ou quando se desviam para um dos lados externos ou até mesmo pode não ser perceptível e diagnosticado somente por meio de testes.

Quais são os sintomas do estrabismo?
Isso acontece, porque o cérebro passa a ignorar as informações enviadas pelo olho ruim e começa a dar prioridade para as imagens captadas pelo olho bom. Assim, esse olho passa a perder sua função e então a criança desenvolve a ambliopia (que se não for corrigida pode levar a cegueira permanente).

Para notar se uma criança tem estrabismo, além de observar os olhos, é preciso ficar atento a como o pequeno enxerga as imagens. Em uma pessoa sem essa condição, as imagens são captadas pelos olhos e invertidas no cérebro. Quando um dos olhos não exerce a função da forma correta, a criança não consegue distinguir a imagem. Em alguns casos ela passa até mesmo a girar o pescoço para tentar ver com mais nitidez as coisas.
 Nos bebês, o problema pode ser notado quando eles não conseguem engatinharem sem esbarrar nos objetos que estão em seu caminho. É importante lembrar que a visão dupla não é uma regra. Pacientes com estrabismo apresentam essa característica por não conseguirem manter o paralelismo entre os olhos. Nas crianças estrábicas, esse sintoma não aparece.   

A genética familiar pode influenciar? 

Se na família, pelo lado da mãe ou do pai, algum parente já teve estrabismo na infância ou ainda possui essa condição, é preciso redobrar a atenção. Logo nos primeiros dias de vida do bebê é aconselhável realizar exames específicos para tentar identificar se ele tem estrabismo.

Se aparecer qualquer sinal de estrabismo ou outra suspeita com relação à saúde dos olhos das crianças, consulte um oftalmologista de sua confiança. 


Estrabismo em crianças: como identificar? Estrabismo em crianças: como identificar? Reviewed by fraldasmais on 14:46:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.