4 dicas para incentivar a saúde bucal das crianças



É muito importante que as crianças aprendam a importância da saúde bucal desde os primeiros anos de idade. Já que a falta de escovação, pode acarretar muitos problemas dentários e até mesmo consequências mais sérias para a saúde. Apesar de ser muito importante, a atividade pode não ser interessante para os pequenos, por isso, preparamos algumas dicas para ajudar a incentivá-los a cuidar dos dentes e da boca.

Dê bons exemplos

Dar exemplos positivos para o seu filho é extremamente importante para que ele ache interessante cuidar da saúde bucal. Uma boa atitude é cuidar bem dos seus próprios dentes.
Comece dando exemplos positivos. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo atraente e divertido:

Ajude seu filho

Deixe que ele escolha a escova que quer utilizar, o seu personagem preferido estampado no cabo dela, por exemplo, pode fazer toda a diferença para que escovar os dentes se torne uma atividade divertida para o pequeno.

Outro passo importante é escovar os dentes junto com a criança e ainda ajudá-las a manusear a escova corretamente para que ela não machuque e limpe corretamente todos os espaços.

Mostre também a importância utilizar produtos que contêm flúor, de uma boa alimentação, com pouco açúcar e amido, já que esses componentes são os responsáveis por produzir os ácidos da placa que causam cáries e o quanto é essencial visitar o dentista regularmente.

Explique a importância de usar o fio dental todos os dias para remover a placa que fica entre os dentes e debaixo da gengiva e também de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.

Música é sempre bem-vinda

Sempre que estiver ajudando a criança na hora da escovação, coloque uma música que ela adora ou cante algo bem divertido, pode parecer algo bobo, mas é ótimo para deixar o ambiente mais descontraído, assim, a criança vai relacionar o momento como uma tarefa alegre e você nem vai precisar pedir para ela escovar os dentes, ela vai fazer isso de forma automática.

Não faça chantagens

Incentivar o seu filho a ter uma boa saúde bucal, sem pressão, é muito mais saudável. Não diga que se ele não escovar, os dentes vão ficar pretos ou cair. Não assuste!
Se quiser mostrar as consequências, faça isso de forma enriquecedora, mostrando uma fotografia e sempre explicando todos os motivos para os dentes terem ficado feios.

E você, como incentiva o seu filho a escovar os dentes diariamente? Compartilhe conosco nos comentários!

4 dicas para incentivar a saúde bucal das crianças 4 dicas para incentivar a saúde bucal das crianças Reviewed by fraldasmais on 05:41:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.