Hipotermia em crianças: o que fazer?



Você sabia que os banhos em água fria e a exposição inadequada das crianças a temperaturas baixas podem provocar a queda do calor corporal abaixo dos limites normais? Esse fenômeno é conhecido como hipotermia e precisa de alguns cuidados especiais. Confira nossas dicas!


Como detectar a hipotermia?

Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade. Os mais comuns são tremores, extremidades frias, respiração e pulso lentos, dificuldade de atenção, rigidez muscular, confusão mental e muita sonolência.

Nos bebês, é necessário ficar atento à pele para confirmar se ela está fria, se eles estão mais calados e a falta de apetite.

Como prevenir a hipotermia?

Cuidado ao expor a criança aos ambientes frios! Caso não seja possível, é necessário mantê-la coberta com roupas finas – para não prejudicar a circulação e cobrir a cabeça do pequeno.

Como tratar o problema?

Se o bebê estiver estranho e você suspeitar que ele está com hipotermia, o primeiro passo é medir a temperatura com um termômetro (sempre no ânus ou nas axilas) e fazer isso em intervalos frequentes.

É imprescindível ressaltar que medir a temperatura nas axilas não é confiável, já que o valor registrado tem total ligação com a umidade da pele do pequeno.  Além disso, algumas crianças possuem temperaturas axilares abaixo dos 36 graus, normalmente consideradas hipotermias fisiológicas e que não oferece riscos a saúde.

Se o calor corporal estiver abaixo dos 35 graus é necessário procurar um médico. Mas antes, você pode tentar aumentar a temperatura com mantas ou roupas quentes que aqueçam a criança.

Se a hipotermia tiver relação com a água fria, retire imediatamente ela do local, a envolva em toalhas quentes e mantenha a temperatura ambiente no local.

Mesmo após passar por consulta médica a criança deve ser monitorada e o calor da pele deve se manter acima dos 35 graus.


Alguma criança da sua família já teve hipotermia? Compartilhe conosco nos comentários!

Hipotermia em crianças: o que fazer? Hipotermia em crianças: o que fazer? Reviewed by fraldasmais on 10:41:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.