Gravidez depois dos 40: conheça as dificuldades e descobertas




Muitos casais esperam no relacionamento e financeira para planejar a chegada dos filhos.  Por isso, é cada vez mais comum que as mulheres engravidem depois dos 40 anos. Mas quais são as dificuldades enfrentadas nesse tipo de gravidez? Confira!

 

Dificuldades

 

Depois dos 40, mesmo com a saúde em dia, as chances de engravidar diminuem. De acordo com o obstetra Eduardo Mota, em entrevista a Revista Crescer “O corpo da mulher prioriza os óvulos em melhores condições de fecundação e desenvolvimento, que são utilizados na juventude. A probabilidade de erros na divisão celular do embrião também aumenta com a idade”.

 

Tratamento

 

Atualmente, com os avanços tecnológicos da medicina, muitos tratamentos, tentam contornar a redução da fertilidade feminina: hormônios estimulam a ovulação, espermatozoides podem ser inseridos diretamente no útero por meio de inseminação artificial e a técnica de fecundação in vitro (FIV), em que o encontro no óvulo com o espermatozoide é feita em laboratório, garante que a concepção aconteça.

 

No Brasil, as mulheres acima de 50 anos que desejam fazer tratamentos para engravidar, precisam assinar um termo para o Conselho Federal de Medicina afirmando estar ciente dos riscos. Na gravidez tardia é maior o risco de desenvolvimento de hipertensão, diabetes ou de alguma doença pré-existente da qual a mulher não tenha conhecimento.

 

Descobertas

 

O resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Adelaide, concluiu que bebês nascidos de mães com mais de 40 anos que fizeram reprodução assistida tiveram menos deficiências congênitas do que aqueles que foram concebidos naturalmente por mulheres da mesma idade. Os estudos avaliaram todos os bebês nascidos entre 1986 e 2002 no sul da Austrália. Ao todo foram 301 mil concepções naturais e 2.200 fertilizações in vitro. A incidência de defeitos de nascimentos com concepção natural foi de 5,6 % em mulheres jovens, aumentando para 8,2 % em mulheres com mais de 40 anos. Já no grupo de mulheres que engravidaram através de fertilização in vitro, essa taxa caiu para 3,6%.

 

Mas também existem vantagens de ser mãe em uma fase mais madura. Um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia confirmou que as mulheres que engravidam depois dos 35 anos mantêm um bom nível de saúde mental após a menopausa.

 

E você, teve um filho depois dos 40? Compartilhe conosco essa experiência!
Gravidez depois dos 40: conheça as dificuldades e descobertas Gravidez depois dos 40: conheça as dificuldades e descobertas Reviewed by fraldasmais on 15:54:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.