Alergia em bebês: 7 dúvidas sobre o assunto



A pele do bebê é muito sensível, além de não possuir as glândulas sudoríparas desenvolvidas, ainda perde mais água do que os adultos. Todos esses fatores podem provocar alergias no pequeno.
Sabendo sobre o quanto o assunto preocupa pais e mães a Fraldas Mais preparou uma matéria especial para tirar suas dúvidas. Confira!

Qual a diferença entre alergia e irritação?

Apesar de muito confundidas, alergia e irritação são diferentes. De acordo com a dermatologista Ana Elisa em entrevista ao site Minha Vida "A irritação, também chamada de dermatite de contato irritativa, pode se desenvolver quando uma substância danifica a pele após o seu contato.” Já no quadro de alergia, o alérgeno ao entrar em contato com a pele ativa o sistema imunológico, ocorrendo uma sensibilização. Quando há um segundo contato, ocorre a reação alérgica.

Para diferenciar melhor, em um quadro de alergia, os sintomas são coceira na pele, manchas e bolhas. Já a irritação é uma lesão que coça, mas que não incha.

Quais os primeiros sinais de alergia?

Coceira, manchas vermelhas ou vermelhidão áspera na pele com formação, de pequenas bolhas são os primeiros sinais de que algum produto ou tecido está incomodando o bebê. Nesses casos o ideal é buscar ajuda de um pediatra para que ele identifique a causa do problema.

Quais os produtos mais causam alergia nos pequenos

Produtos de higiene e tecidos de roupa, como lã, náilon, flanela, talco, shampoo e creme hidratante são os principais causadores de alergia nas crianças.

Medicamentos e alimentos vêm em segundo lugar.

As roupas dos bebês precisam de cuidados especiais?

É preciso cautela na escolha dos tecidos. As melhores opções são peças de algodão - que deixam a pele respirar e raramente causa alergias.

Também é muito importante lavar as peças antes do primeiro uso. Durante a lavagem priorize o uso de produtos desenvolvidos especialmente para roupas infantis, que são dermatologicamente testados e hipoalergênicos. Evitar produtos com perfumes fortes também é um cuidado que deve ser tomado.

Que outros cuidados podem evitar alergias?

É necessário evitar produtos que sejam muito perfumados, coloridos ou que façam muita espuma. Já que eles contêm mais aditivos que podem causar problemas de pele nos pequenos.

No banho, o ideal é só usar os produtos de higiene uma única vez ao dia. O uso de shampoos e sabonetes em excesso pode gerar problemas na pele do bebê, principalmente ressecamentos, irritações, mas também de ordem alérgica. Todos os cosméticos devem ser registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Como é o tratamento?

A princípio, o profissional retira o que pode estar causando a reação alérgica. Se os sintomas persistirem, o médico especialista pode indicar um tratamento específico para aliviar os sintomas.

Como amenizar os sintomas em casa?

Crianças que apresentam irritações incômodas na pele podem tomar banhos relaxantes ao longo do dia, sem o uso de produtos, apenas a água fresca e um pouco de camomila.


Você tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário!


Alergia em bebês: 7 dúvidas sobre o assunto Alergia em bebês: 7 dúvidas sobre o assunto Reviewed by fraldasmais on 12:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.