Bebê com dor de ouvido: saiba o que fazer
A dor de ouvido incomoda muito os bebês, principalmente os mais novos que não conseguem dizer o que estão sentindo. Não conseguir detectar o problema da criança é uma grande aflição para os pais, por isso, nessa matéria relatamos os principais sintomas dessa inflamação. Confira!
Conhecida como Otite, a dor de ouvido nos bebês pode ser provocada por diversos motivos, entre os principais, está a posição que o pequeno fica durante a amamentação. Amamentar a criança deitada pode causar a infecção, devido a entrada de leite no canal que liga o nariz e a garganta com o ouvido.
Os seguintes sintomas: dor, febre, dor de cabeça, diminuição da audição, irritação, muito choro, secreção no ouvido e falta de apetite podem apontar que o nenem está com o ouvido inflamado.
Crianças maiores costumam levar a mão no local que está dolorido.
Em alguns casos podem ocorrer complicações mais graves, como a presença de líquido (efusão) no ouvido do bebê, fazendo com que a audição da criança fique temporariamente comprometida, mas sem riscos de surdez permanente. É importante fazer o acompanhamento e tratamento com um médico para evitar que o quadro evolua.
O tratamento varia conforme os sintomas, diagnóstico do quadro e idade da criança. No caso de bebês de até 6 meses, é possível que o médico recomende o uso de antibióticos. Para crianças maiores, apenas o uso de medicamentos para aliviar a dor e controlar a febre, pode ser suficiente.
Para proteger o bebê contra a otite é preciso o afastá-lo de doenças que podem levar a infecções de ouvido, como a gripe, resfriados e doenças virais, que geralmente ocorrem nas épocas mais frias do ano. Redobre os cuidados nessa época do ano.
Caso detecte algum dos sintomas da dor de ouvido, leve imediatamente a criança ao pediatra para que ele possa fazer o diagnóstico correto e se necessário iniciar o tratamento.
Bebê com dor de ouvido: saiba o que fazer
Reviewed by fraldasmais
on
18:04:00
Rating:
Nenhum comentário: