Cãibras na gestação: saiba como prevenir




As cãibras são causadas por uma contração involuntária do músculo esquelético e costumam aparecer entre o segundo e o último trimestre da gestação, geralmente na região abdominal. Mas você sabe o que fazer para evitar as cãibras durante a gravidez? Confira abaixo algumas dicas!


Alongamentos são bem-vindos

Especialistas recomendam que qualquer gestante, mesmo no início da gravidez, faça alongamentos regularmente: antes de uma caminhada, hidroginástica e de dormir. É importante ressaltar ainda que as caminhadas são ótimas para ativar a circulação e evitar os episódios de cãibra.

Escolha bem roupas e calçados

Roupas e calçados confortáveis são a opção ideal para evitar as cãibras. Por isso, deixe de lado o salto alto, calças apertadas e blusas apertadas. Opte por vestimentas leves, soltas e sapatos macios.

De olho na alimentação

Alimentos enlatados ou que contenham muito fósforo devem ser removidos do cardápio. Nada de refrigerantes e salgadinhos, por exemplo. Além de auxiliar no ganho de uns quilinhos, eles ainda aumentam as chances das cãibras se manifestarem. É recomendado beber muita água durante a gestação e manter uma dieta rica em cálcio (leite e derivados), magnésio (folhas verdes), grãos (feijão, lentilha, cereais) e potássio (tomate, feijão branco, banana, cenoura, entre outros).

Para as mulheres que não conseguem ter uma alimentação balanceada, a suplementação com cálcio ou magnésio pode ser indicada pelo médico obstetra, quando as cãibras forem frequentes.

Compressas

Outra dica é colocar uma bolsa quente na região em que a cãibra se manifestou ou tomar um banho em água quente para aliviar a dor. Massagens também são sempre bem-vindas, elas relaxam o músculo e levam o desconforto para longe.

Apesar de não ser um problema grave, as cãibras causam incômodos e devem ser prevenidas.

E você, tem algum outro método para evitá-las? Compartilhe conosco nos comentários.
Cãibras na gestação: saiba como prevenir Cãibras na gestação: saiba como prevenir Reviewed by fraldasmais on 12:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.