Saúde bucal na terceira idade
Os cuidados com a saúde bucal na terceira idade devem ser redobrados. Conheça os problemas mais comuns nos idosos e como tratá-los.
Boca seca
O envelhecimento do corpo também causa efeitos maléficos na cavidade bucal, como, por exemplo, a redução da secreção das glândulas salivares, que leva à xerostomia. Essa doença reduz a capacidade protetora da saliva e amplia os riscos de cárie dentária, incômodo no uso de prótese, lábios ressecados, perda do paladar, dificuldade na mastigação e mau hálito.
A xerostomia além de ser causada pelo envelhecimento, também pode surgir do uso rotineiro de medicamentos, estresse ou falta de ingestão de líquidos. Ao notar o problema, o idoso deverá consultar um médico para averiguar a possibilidade de substituição do remédio ou a prescrição de um estimulante de secreção salivar (goma de mascar sem açúcar ou alimentos fibrosos).
Mau hálito
Mau hálito
Normalmente é decorrente da redução da saliva – responsável por fazer a limpeza constante da bocam gengiva e dentes e a má higienização das próteses. Para evitar o mau hálito, algumas ações como: sempre utilizar fio dental nos dentes, limpar cada face da prótese e duas vezes por mês colocá-la durante 30 minutos em um copo com água e três gotas de água sanitária são essenciais.
Doenças da gengiva
Doenças da gengiva
Gengivite e periodontite são as mais comuns. Sangramento gengival, mau hálito, mobilidade dentária e dores ao mastigar podem ser sinais da presença dessas doenças. Ao notar qualquer um dos sintomas, procure um dentista de sua confiança para iniciar um tratamento.
Cáries
Cáries
As cáries e infiltrações podem ocorrer como devido à retração gengival que acontece com o avanço da idade, esses problemas atingem principalmente a região das raízes expostas. A escovação após as refeições e o uso correto do fio dental são as principais formas de prevenir as cáries.
Próteses frouxas
A gengiva que sustenta a prótese sofre alterações com o tempo e a sua adaptação se modifica. Além de ser desconfortável para se alimentar e conversar, uma prótese frouxa pode causar infecções, feridas, aftas, crescimento gengival, entre outros problemas que se não forem tratados podem favorecer o surgimento do câncer bucal. Consultas periódicas no dentista são sempre a melhor maneira de detectar esses distúrbios.
Não existe idade para cuidar da saúde bucal! Aproveite essas dicas e cuide da sua para sorrir ainda mais!
Saúde bucal na terceira idade
Reviewed by fraldasmais
on
16:03:00
Rating:
Nenhum comentário: