Cólica em bebês: conheça os mitos e verdades



A cólica é um dos problemas que mais incomoda os pais de recém-nascidos. É muito comum ouvir aquele choro mais agudo, que mostra a dor e o desconforto do bebê causado por ela. Mas o que causa esse sintoma e como ele pode ser tratado? Continue a leitura deste post e conheça os mitos e verdades sobre o assunto.

O alimento que a mãe come tem relação?

De acordo com especialistas, não existem estudos que comprovem que a alimentação da mãe tem ligação com a cólica em bebês. No entanto, nesta fase é importante observar qual alimento ingerido causou mais gases no bebê e evitá-lo. Cuidado com muito chocolate, chimarrão, café ou comidas muito pesadas.

Fazer o bebê arrotar pode evitar as cólicas? 

Evita outro desconforto para o bebê, semelhante à cólica, que é a retenção daquele ar deglutido na amamentação. Mas a cólica tem origem na ação intestinal. 

A ansiedade dos pais influencia no problema? 

Sem dúvidas! Quando os pais não sabem o motivo do choro do bebê tentam de várias maneiras cessar o choro. Essas ações deixam o pequeno ainda mais agitado e desconfortável. Ter ciência de que a choradeira é a forma a criança usa para se comunicar e não que, necessariamente, existe um problema, é a melhor forma de reduzir a ansiedade.

Remédios ajudam a aliviar a cólica em bebês?

Remédios fortes como analgésicos ou antiespasmódicos não apresentam resultados comprovados no combate a cólica e podem apresentar sintomas adversos. Por isso, é importante evitar o uso. Porém, os pediatras podem indicar outros medicamentos para o tratamento. É sempre importante conversar com o médico antes de oferecer a medicação aos bebês.

Massagens ajudam a aliviar o desconforto?

Elas colaboram para a eliminação dos gases e auxiliam a eliminar o incômodo abdominal. O uso de bolsas de água morna também é recomendado (certifique-se que a temperatura realmente está agradável para a criança).

Chás são eficientes para eliminar as dores?


Não existe nenhum estudo que comprove a eficácia desta técnica. Na realidade, para evitar o desmame precoce, é preciso evitar a oferta de chás e outros líquidos, além do leite materno, para bebês com menos de seis meses. Os chás ainda podem diminuir a absorção de ferro presente no leite e isto pode interferir no crescimento do bebê.

Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre cólica em bebês, que tal compartilhar com as amigas que tem dúvidas? 
Cólica em bebês: conheça os mitos e verdades Cólica em bebês: conheça os mitos e verdades Reviewed by fraldasmais on 23:43:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.