7 coisas sobre os bebês que você não sabe



São inúmeras as dúvidas que surgem na cabeça dos futuros pais quando descobrem a gravidez. Além do perfil genético, os recém-nascidos apresentam algumas características desconhecidas. Saiba quais são!

Cabeça alongada

Logo após o nascimento, os ossos do crânio do bebê são moles, pois foram desenvolvidos para que a cabeça passe pelo canal vaginal. Quando o crânio é comprimido, a cabeça pode assumir uma forma mais alongada e pontuda e o rosto ficar um pouco amassado. Essa forma é muito comum principalmente em bebês que nascem de parto natural. Mas não se preocupe essa deformidade dura poucos dias e a cabeça volta ao normal.

Vérnix

O bebê nasce coberto por um material esbranquiçado e gorduroso denominado vérnix caseosa. Ele ajuda a diminuir o atrito, facilitando a saída do bebê através do canal do parto, e também funciona como uma barreira de proteção contra bactérias e fungos. Ele sai sozinho nas primeiras semanas de vida, os pais só precisam esperar.

Mãos e pés com coloração diferente

É normal que alguns bebês apresentem uma coloração azulada nos lábios, pés e mãos, denominada acrocianose. Essa cor diferente está ligada ao excesso de frio, que causa uma dilatação exagerada nos vasos sanguíneos. No entanto, basta deixar o corpo do bebê bem aquecido para que ela desapareça.

Moleiras

Todos os bebês nascem com duas moleiras, espaços macios que separam os ossos do crânio e servem para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal e permitem o crescimento adequado dos ossos da cabeça. A que fica na parte superior se fecha em torno de 12 a 18 meses, e a da parte traseira aos 2 a 3 meses de vida.

Unhas

As unhas das mãos e dos pés começam a se formar por volta da 12ª semana e crescem constantemente até atingir a ponta dos dedos, geralmente por volta da 37ª semana. O bebê que nasce a partir de 38 semanas muito provavelmente terá as unhas mais compridas, que podem ser cortadas na maternidade.

Pelos

Alguns bebês nascem com lanugem, uma camada de pelos finos que surgem nos ombros e costas do bebê no final da gravidez. Eles caem nas primeiras semanas de vida.

Manchas na pele

Os bebês podem apresentar alguns cravos, que surgem principalmente no queixo e na ponta do nariz, eles são causados pelas secreções das glândulas sebáceas da pele. Não é necessário realizar nenhum tratamento, eles somem após duas ou três semanas.


Você já conhecia essas características dos recém-nascidos? Deixe seu comentário!


7 coisas sobre os bebês que você não sabe 7 coisas sobre os bebês que você não sabe Reviewed by fraldasmais on 02:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.