Glaucoma na terceira idade



O glaucoma é um dos problemas oftalmológicos que mais afeta os idosos. Muitas pessoas não conhecem o sintoma da doença e nem como preveni-la. Pensando nisso, a Fraldas Mais preparou uma matéria especial sobre o assunto. Confira!

 

O Que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença oftálmica crônica, com evolução lenta e indolor. O líquido conhecido como humor aquaso, responsável por nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão interna do olho, produzido em excesso ou não drenado de forma eficiente, acumula-se no olho e produz um aumento da pressão intraocular, produzindo risco de lesão.

A doença pode ser dividida em três níveis:

Glaucoma primário: é agudo ou crónico de ângulo fechado. 

Glaucoma secundário: resulta de uma doença ocular preexistente, como a uveíte, o tumor intraocular ou a catarata. Pode surgir em pacientes sujeitos a terapia com corticosteroides, que aumentam a pressão intraocular.

Glaucoma absoluto: é o último estágio de qualquer glaucoma não tratado e pode causar cegueira total.

 

Pessoas de risco

Por se tratar de uma doença indolor, muitas vezes o diagnóstico só acontece quando ela já está em um estágio avançado. A população idosa, pessoas com diabetes, negras e com histórico de glaucoma na família são as mais afetadas.

 

Quais são os sintomas?

Ao notar que sua visão periférica teve redução (constante ou momentânea) é preciso procurar um médico para realizar alguns exames. Esse é o principal sintoma do glaucoma.

Outros sinais de que algo está errado com a saua saúde ocular são: dores de cabeça leves a intensas, redução súbita de visão, visão turva, formação de aros de luz e perda de visão. Fique atento a frequência com que isso ocorre!

 

Prevenção

Algumas hábitos podem reduzir as chances da doença se manifestar, como por exemplo, a prática de atividades físicas, não abusar do café, não fumar, usar óculos escuros durante a exposição ao sol e ter uma excelente noite de sono.

 

Tratamento

O glaucoma pode ser tratado com o auxílio de medicamentos ou de cirurgia. O tratamento com medicamentos é feito a base de colírios, eles atuam diretamente no olho, reduzindo a pressão ocular. Existem também medicamentos via oral, menos específicos, que atuam no humor aquoso, facilitando a sua drenagem.

No caso da cirurgia, o tratamento do glaucoma pode ser feito por laser ou da maneira convencional. Na cirurgia a laser, utiliza-se um foco de laser de árgon, que é apontado à malha tubercular para estimular a sua abertura, permitindo o escoamento do humor aquoso.

No caso da cirurgia convencional, utiliza-se habitualmente a trabeculectomia - é feita uma abertura abaixo da bolha, de forma a remover a porção da malha tubercular. Após este procedimento, a bolha fica frouxa, para permitir que o humor aquaso escorra para fora do olho.

 

Lembre-se: consulte o seu médico oftalmologista com regularidade.
Glaucoma na terceira idade Glaucoma na terceira idade Reviewed by fraldasmais on 17:37:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.