Sonecas: qual a importância para os bebês?




Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sheffield com 216 bebês de até 12 meses identificou que eles não conseguem recordar novos aprendizados se não tirarem uma longa soneca logo depois. Com base nos estudos os pesquisadores também enfatizam a importância de ler histórias antes das crianças dormirem.

 

Os cientistas ensinaram novas tarefas (na forma de brincadeiras com fantoches) a bebês de seis a 12 meses de idade. Metade dos bebês dormiu até quatro horas depois do aprendizado, enquanto os demais não dormiram ou tiraram sonecas curtas, de menos de 30 minutos. No dia seguinte, os bebês foram estimulados a repetir o que haviam aprendido.

 

Os resultados, publicados em "Proceedings of the National Academy of Sciences", mostraram que os bebês que tiveram um longo período de sono, conseguiram realizar até uma tarefa e meia que aprenderam. Já os que não tinham dormido o bastante não souberam repetir nenhuma.

 

Jane Herbert, do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield, disse em entrevista à BBC que "Os que dormiram após aprender conseguiram assimilar bem. Os que não dormiram não aprenderam nada"

 

De acordo com Jane, presumia-se que bebês bem despertos conseguiam aprender melhor. No entanto, "talvez os eventos ocorridos pouco antes do sono sejam os mais importantes".

 

As descobertas mostraram também o quanto é valioso ler livros para as crianças antes de elas dormirem. E foram reforçadas por outro estudo que avaliou os mecanismos da memória durante o sono, e mostrou que novas conexões entre células cerebrais são formadas durante o sono.

 

No entanto, é importante ressaltar que as crianças não aprendem melhor quando estão com sono e sim quando dormem após algum aprendizado.

 
Você já notou também que seu pequeno aprende melhor quando dorme? Compartilhe conosco nos comentários a sua opinião sobre o assunto!
Sonecas: qual a importância para os bebês? Sonecas: qual a importância para os bebês? Reviewed by fraldasmais on 15:16:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.