Fertilização in vitro: tire suas dúvidas



Alguns casais não conseguem ter filhos com tanta facilidade. Para auxiliar na realização desse sonho, a técnica da fertilização in vitro, também conhecida como FIV pode ser excelente. Mas você sabe como funciona? Tire suas dúvidas nessa matéria especial sobre o assunto.
 
Cada dia mais as mulheres se interessam pela fertilização in vitro e buscam o tratamento para engravidar. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), somente no ano de 2015 foram realizados 35 mil procedimentos.
 
O que é a Fertilização in Vitro?
 
É um processo em que o encontro do óvulo com o espermatozoide (fecundação) ocorre em laboratório, fora do útero. Após a fecundação, o médico transfere o embrião para o útero da mulher.  É aconselhável para os casais que apresentam problemas de fertilidade. Estimativas apontam que, no geral, em 40% dos casos o problema é com o homem, em outros 40% é com a mulher e, em 20%, é com ambos.
 
Quando realizar o procedimento?

A recomendação geral é que mulheres de até 35 anos tentem engravidar naturalmente por um ano. Se após esse período o casal não obteve sucesso, é preciso investigar o motivo. Para mulheres com mais de 35 anos, as tentativas naturais devem acontecer por seis meses. Se nesse tempo a gestação não acontecer, é preciso procurar um especialista para avaliação.
 
Quais são as etapas da Fertilização In Vitro?
 
A primeira etapa consiste no tratamento com injeções de hormônio na barriga, para estimular a produção de vários óvulos ao mesmo tempo. Feito isso, eles são coletados por via vaginal, com a paciente sedada. O médico, com a ajuda de ultrassom e agulha, retira os óvulos e os envia para o laboratório. Esses óvulos são fecundados com os espermatozoides (que podem ser doados ou do próprio companheiro da mulher). O geneticista acompanha a divisão celular diariamente para ver o crescimento do embrião. Depois, é só fazer a transferência para o útero materno. Enquanto tudo isso se passa no laboratório, a mulher toma mais injeções de hormônios para preparar o útero para a gravidez.
 
O processo dura em torno de 20 dias.
 
Qual é a idade máxima que a mulher pode se submeter à Fertilização in Vitro?
 
O Conselho Federal de Medicina defende 50 anos como a idade limite para a mulher passar por uma FIV. Pacientes com idade mais avançada também podem se submeter ao procedimento, desde que assumam, junto com o seu médico, os riscos da gravidez tardia.
 
 
Já realizou a Fertilização in Vitro? Compartilhe sua história conosco nos comentários!


Fonte consultada: Revista Crescer
Fertilização in vitro: tire suas dúvidas Fertilização in vitro: tire suas dúvidas Reviewed by fraldasmais on 15:38:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.