Como e quando posso furar a orelha do bebê?



Toda mãe espera ansiosa o momento de furar a orelinha da sua filha para colocar lindos brincos. No entanto, de acordo com os pediatras, esse procedimento não deve ser realizado antes dos dois meses, para evitar a possibilidade de infecções, muito perigosas nessa etapa da vida. Confira abaixo o nosso guia e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Ele deve estar vacinado?

A vacinação é um ponto que deve ser considerado. O bebê deve ter tomado a tríplice bacteriana (DTP, difteria, tétano e coqueluche) e as primeiras doses de imunização contra hepatite, dadas nos primeiros meses.

O bebê vai sentir dor?

Crianças também sentem dor, mesmo que a orelha seja uma cartilagem com menos enervações que outras partes do corpo. Para aliviar a dor, alguns médicos recomendam o uso de anestésico tópico – uma pomada que deve ser aplicada por volta de 40 minutos antes de fazer o furo.
Converse sempre com um profissional.


Quem pode fazer o furo na orelha do bebê?

Atualmente, esse procedimento não pode ser realizado em hospitais e maternidades, como era feito antigamente. Por isso, é comum muitas mães pedirem para o pediatra ou enfermeira fazer isso após a alta, no próprio consultório médico ou na residência.
De acordo com a ANVISA, as farmácias também podem furar as orelhas do bebê, desde que com brincos estéreis e o auxílio de um equipamento apropriado.
Um profissional especializado saberá furar no ponto certo e no tamanho correto.


Quais os cuidados com o furo?
É necessário manter os brincos estéreis por seis semanas, caso não exista nenhum sinal de inflamação. Durante esse período, pelo menos uma vez por dia, com as mãos higienizadas, passe um pouco de álcool 70% ao redor da orelha e do adereço.
Preste atenção a possíveis sinais de infecção como: secreções, sangramento, inflamação ou dor. Caso isso ocorra, retire os brincos, limpe-os para guardar e pergunte consulte o pediatra. Ele poderá indicar uma pomada ou medicamento específico para passar no local.
Lembre-se de secar bem a área após dar banho na criança.

Qual é o melhor estilo de brinco?

Após as seis semanas, os pais podem optar por outros modelos de brincos. Os mais indicados são os de ouro maciço ou aço inoxidável esterilizado, por terem menor risco de causar alergias. Ambos devem ser pequenos e ficarem colados à orelha. A tarraxa precisa cobrir toda a parte traseira e ter uma ponta arredondada por fora, para evitar machucados na pele.


Compartilhe com a gente sua experiência!
Como e quando posso furar a orelha do bebê? Como e quando posso furar a orelha do bebê? Reviewed by fraldasmais on 15:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.