Soluços em bebês: é normal?







Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o soluço é muito comum, principalmente entre os recém-nascidos.  Ele é causado por pequenas contrações no diafragma, provocadas por irritação ou estimulação do músculo, que ainda se encontra em formação. Muitas vezes a posição da amamentação ou da mamadeira faz com que o bebê engula muito ar, o que possivelmente desencadeia os soluços. Conheça algumas ideias para aliviar o problema e saiba quando é necessário se preocupar.

 

Como aliviar?


Para reduzir o soluço nos bebês deve-se colocá-los para mamar. Assim, o estímulo da sucção bloqueia o reflexo do soluço, que ocorre devido ao diafragma dos pequenos ainda estar completamente desenvolvido. No entanto, caso o bebê tenha mamado há pouco tempo, o que se pode fazer é mantê-lo em pé depois de mamar para que ele possa arrotar.

 

Além disso, o soluço pode acontecer quando ele está com frio. Para eliminar o problema é preciso deixá-lo bem agasalhado.

 

Na maioria das vezes estas medidas fazem com que o soluço desapareça e não necessite ser tratado, já que não traz nenhum risco para a saúde, e é apenas um pouco desconfortável.

 

Algumas formas mais agressivas como assustar ou sacudir o bebê devem ser evitadas, elas podem acabar machucando a criança e ao invés de ajudar causarão ainda mais preocupações. É preciso manter a calma nesse momento e não tomar medidas drásticas.

 

 
Quando os pais devem se preocupar?

 

Se os soluços continuarem acontecendo com muita frequência após o primeiro ano de idade, vale consultar o pediatra. É importante também ficar atento se o bebê sente incômodo na hora de dormir ou comer, esses são indícios de refluxo gastroesofágico, doença que faz com que os pequenos solucem com mais frequência.

 

Seu filho sofre com soluço? Compartilhe com a gente nos comentários como você faz para eliminá-lo!

 
Soluços em bebês: é normal? Soluços em bebês: é normal? Reviewed by fraldasmais on 09:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.