Depressão pós-parto: como detectar a doença?



Após o nascimento do bebê, muitas mulheres se sentem deprimidas e extremamente melancólicas. Esse estado emocional pode estar relacionado à depressão pós-parto. Quer saber mais? Continue a leitura deste post e confira detalhes sobre o assunto.

O que é depressão pós-parto?
Não se trata de uma melancolia ou tristeza sem importância. As mulheres com depressão pós-parto se sentem sem energia e não veem graça em nada. Esse estado não é passageiro, por isso é importante que os familiares reconheçam os sintomas e a acompanhem até um profissional para que possam realizar o tratamento adequado.

Os especialistas não sabem explicar ao certo qual a causa da depressão pós-parto, mas acreditam que seja uma mistura de fatores hormonais, ambientais, psicológicos e genéticos.

Como é possível identificar a doença?

Os sinais podem variar de mulher para mulher, mas os mais comuns são:

ü  Tristeza constante, principalmente de manhã e à noite;
ü  Sensação de que algo ruim vai acontecer;
ü  Sensação de culpa por tudo que acontece;
ü  Falta de paciência e irritabilidade;
ü  Vontade de chorar o dia inteiro;
ü  Mau humor constante;
ü  Cansaço que não passa, mesmo após algumas horas de descanso;
ü  Sensação de que o bebê é alguém estranho e não seu filho;
ü  Vontade de sumir, fugir para longe;
ü  Ansiedade em relação ao bebê;
ü  Dificuldade para se divertir

Em alguns casos, a depressão também pode causar alucinações, a mulher pode ver atitudes violentas que não existem.
 
Quando a depressão pode surgir?
Os sintomas costumam aparecer no primeiro mês após o nascimento do bebê, mas não é uma regra. A depressão pode acometer uma mulher durante o primeiro ano do bebê.
Qual o tratamento?
Terapia
O primeiro passo é a terapia com um especialista. Ele irá conversar com a paciente sobre o que ela está sentindo. Muitas vezes, somente a terapia já será o suficiente para reverter a doença.

Antidepressivos
Essa medicação serve para devolver ao cérebro as substâncias químicas necessárias para promover o bem-estar e reduzir a irritabilidade. O tratamento com antidepressivos exige acompanhamento médico e deve ser realizado nos horários corretos. É comum que levem de duas a quatro semanas para fazerem efeito.

Como superar a depressão?
Além das terapias, manter uma alimentação saudável e realizar refeições várias vezes ao dia para que os níveis de açúcar no sangue não diminuam, descansar bastante e realizar exercícios físicos como aulas de ginástica, natação ou caminhadas são ações que podem ajudar a superar a depressão.


Agora que você já sabe o que é a depressão pós-parto, que tal compartilhar com outras mães?
Depressão pós-parto: como detectar a doença? Depressão pós-parto: como detectar a doença? Reviewed by fraldasmais on 10:52:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.