Catapora em bebês: cuidado e tratamento



A catapora é uma doença infecciosa altamente contagiosa capaz de provocar lesões que viram bolhas com líquido transparente no corpo, muito comum nas crianças na fase de 1 a 3 anos de idade. Confira mais detalhes sobre o assunto nesta matéria especial.

Como detectar a catapora?

Costumam aparecer manchas inicialmente na cabeça, rosto e tronco. Logo após, elas se espalham pelo restante do corpo. Em algumas crianças elas podem aparecer dentro da boca e nos órgãos genitais. Podem surgir de 250 a 500 bolhinhas pelo corpo dos pequenos durante o estágio da doença.

Os bebês mais novos tendem a ficar muito cansados, ter febre e ainda perder o apetite nos dias que precedem a manifestação cutânea.

Como é o contágio?

O vírus é transmitido pelo contato entre pessoas, por meio de espirros, tosse, catarro, ou pelo contato com as lesões, na fase da formação das bolhinhas.

O período entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar de duas a três semanas. A criança pode contagiar outra pessoa cerca de dois dias antes das primeiras manifestações cutâneas e até que elas tenham secado (algo que pode levar até 10 dias). 
 
Existe uma forma de prevenir?

No Brasil, desde 2013 já existe uma vacina dada em duas doses, a primeira com 1 ano e a segunda com 1 ano e 3 meses para prevenir contra as formas mais graves de catapora e de complicações.

Qual o tratamento?

Caso o contato com uma criança doente tenha acontecido em menos de 48 horas e seu filho não esteja imunizado, fale com um pediatra para que ele recomende uma vacina que pode evitar o contagio a tempo.

Enquanto a criança estiver em processo de recuperação, os banhos mornos podem ajudar a aliviar a coceira provocada pelas bolhinhas. Coloque uma porção de permanganato de potássio, aveia ou maisena em um pano fechado dentro da água do banho (dentro da banheira) para auxiliar no alívio. O permanganato só é vendido com receita médica, por isso, o ideal é sempre levar o seu filho em um especialista.

Mesmo que seja difícil, tente evitar que seu filho coce as feridinhas que se formam quando as bolhas estouram, já que isso pode retardar o processo de cura e ainda deixar cicatrizes na pele do pequeno.
 
Caso o seu filho esteja muito incomodado, o pediatra poderá prescrever algum anti-histamínico para ajudar a reduzir a coceira.


Agora que você já sabe como cuidar da catapora, que tal compartilhar essa matéria com outros pais?

Catapora em bebês: cuidado e tratamento Catapora em bebês: cuidado e tratamento Reviewed by fraldasmais on 15:08:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.