8 dicas para ter uma gravidez saudável



Se cuidar desde a descoberta da gravidez é muito importante para ter uma gestação saudável, tanto no quesito físico, quanto no emocional. Confira algumas dicas importantes!


Inicie o seu pré-natal
Assim que verificar o positivo no seu teste de gravidez, já escolha um médico de sua confiança para fazer o pré-natal. Se tiver plano de saúde, confirme se não existe nenhum tipo de carência e peça referências aos seus conhecidos.


Tenha uma boa alimentação
É importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. Se algum alimento lhe der enjoo, o ideal é encontrar outro com valor nutricional semelhante.

Uma dieta que inclua verduras, legumes e carboidratos e proteínas – que podem ser de carnes, ovos, castanhas ou laticínios é a melhor opção.

Cuidado com o que você come
É aconselhável evitar a ingestão de queijo brie, camembert, roquefort, gorgonzola e o minas (não industrializado) durante a gestação. Eles podem estar contaminados e provocar a listeriose - uma doença que provoca aborto espontâneo ou problemas no recém-nascido.  
Carne crua e mal passada (bovina ou de frango) também entra na lista dos alimentos que devem ser evitados, já que pode transmitir doenças como a salmonela e a toxoplasmose.

Não se esqueça do ácido fólico
O ácido fólico é um suplemento considerado vital na gravidez por ajudar a  problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele.

Todas as mulheres que estejam pensando em engravidar devem tomar um suplemento diário de pelo menos 400 mcg de ácido fólico, desde antes da concepção.

O ácido fólico nas farmácias ou distribuído gratuitamente em postos de saúde.


Exercite os músculos da região vaginal
Este estilo de exercício nos músculos da região pélvica devia ser feito por todas as mulheres, não somente durante o período de gestação, mas desde a adolescência.

Além de combater o problema da incontinência urinária, ele contribui para aumentar o prazer sexual.

A vantagem é que você pode fazê-lo a qualquer hora, em qualquer lugar, sem ninguém perceber: faça dez contrações lentas e dez rápidas dos músculos do assoalho pélvico. 

Um bom jeito de sentir como fazer essas contrações é imaginar que está fazendo xixi e interromper o fluxo imaginário de urina.


Atividade física também é importante

Os exercícios físicos serão responsáveis por lhe proporcionar a força e a resistência necessária para carregar os quilinhos a mais durante a gestação. Além disso, eles também contribuem para que você recupere sua forma física com mais rapidez depois que o bebê nascer e ajudam a melhorar o humor, devido à liberação da serotonina.

Nada de exercícios físicos arriscados, os mais aconselháveis são as caminhadas, natação, hidroginástica e ioga.


Reduza o consumo de cafeína

O café, o chá e os refrigerantes à base de cola são estimulantes. Pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso, ou até problemas para a gravidez. Veja o consumo ideal nesta matéria.


Descanse sempre que puder

Tente relaxar todos os dias durante pelo menos meia hora. Coloque os pés para cima ou deite um pouco.




E você, o que faz para ter uma gravidez saudável? Compartilhe com a gente nos comentários!
8 dicas para ter uma gravidez saudável 8 dicas para ter uma gravidez saudável Reviewed by fraldasmais on 08:09:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.