Alzheimer: conheça mais sobre a doença



O Alzheimer é uma enfermidade que não tem cura e se agrava com o passar do tempo. A maioria das suas vítimas são pessoas idosas. Conheça mais detalhes sobre a doença e os tratamentos para controlar os seus sintomas.

O que é?

Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem e tornou-se incapaz de cuidar-se sozinha.

A doença apresenta a perda das funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), que ocorre devido a morte das células cerebrais. Além disso, interfere no comportamento e personalidade das pessoas.

Inicialmente, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Apesar de lembrar acontecimentos que ocorreram anos atrás, esquece a atividade que acabou de realizar, como almoçar, por exemplo. Com a evolução do quadro, ele afeta muito o cotidiano da pessoa e ela se torna cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para realizar a higiene pessoal e a alimentação.


Como diagnosticar o problema?

É necessário estar atento! O paciente tende a esconder os sintomas por vergonha, por isso, a família precisar ficar alerta e ao notar alguma anormalia levar o ente até um geriatra ou neurologista. É preciso diferenciar o esquecimento normal de manifestações mais graves e frequentes, que são sintomas da doença.

Entre os principais exames utilizados para diagnosticar o Alzheimer estão: de sangue, exame de imagem do cérebro e, em casos selecionados, retirada do líquido da espinha. Exames mais sofisticados como imagem funcional do cérebro não são necessários de rotina.


É possível prevenir?

Por ser uma doença incurável o Alzheimer não possui uma forma de prevenção. No entanto, os médicos indicam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social é importante para retardar a manifestação da doença. Entre as atividades recomendadas para manter a memória ativa, estão: leitura constante, exercícios de aritmética, jogos inteligentes e participação em atividades de grupo.



Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Alzheimer: conheça mais sobre a doença Alzheimer: conheça mais sobre a doença Reviewed by fraldasmais on 22:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.